quarta-feira, 20 de maio de 2015

IMG_8610A Prefeitura Municipal de Águas Belas, através da parceria da Secretarial Municipal de Educação com a Polícia Militar de Pernambuco (Secretaria de Defesa Social) realizou nesta Quarta -feira (20) na quadra da Escola Manoel Francisco dos Santos a cerimônia de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – O PROERD. Na ocasião foram entregues os certifica dos mais de 300 alunos concluintes da Escola Manoel Francisco dos Santos e estiveram presentes diversas autoridades: representando o poder executivo o vice-prefeito senhor Maurício Leite, os Vereadores, Josué Ferreira Barboza, Melchizedeck de Gueiros Malta Neto, Alan Roberto dos Santos Silva. diversas autoridades da Polícia Militar de Pernambuco como, o Gestor de a prevenção e articulação comunitário – GPAC Coordenador de apoio do PROERDJ João Evangelista dos santos , o Capitão André Lins, comandante da 4ª CPM – Águas Belas-PE e o instrutor do curso o Policial Militar Zacarias, a gestora da escola, senhora Maria Da Paz Rodrigues, além de professores, coordenadores da instituição de ensino. “Este é um momento muito importante para esse trabalho que vem sendo feito na educação de nosso município visando à implantação de uma cultura de paz através do governo de compromisso, O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistente Educativo – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos: 1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, 2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental, 3- PROERD para Pais/Responsáveis. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

IMG_8725O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

IMG_8657O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.